Nelore

Responsável por 80% da produção de carne no Brasil.

Origem

A raça Nelore é originária da região Ongole, no estado de Madras, e recebe o mesmo nome: Ongole. Dentre as várias importações, destaca-se a de 1962, quando vieram os raçadores: Karvadi, Kurupathi, Godhavari, Golias, Taj Mahal e Rastã. Devido a sua alta adaptação ao clima tropical, grande instinto de defesa e ótima capacidade de sobrevivência da cria, rapidamente a raça Nelore conquistou o território brasileiro e hoje representa cerca de 76% dos animais registrados na ABCZ, participando aproximadamente de 80% da produção de carne no país.

Características

A raça Nelore caracteriza-se pelas pelagens branca, cinza e manchada de cinza, sendo permissíveis as cores vermelha, amarela ou preta em suas nuances. Geralmente, os machos apresentam as extremidades mais escuras, as orelhas são curtas e horizontais terminando em ponta de lança e sempre voltada para frente com movimentação viva.

A cabeça em forma de ataúde (caixão) e o perfil subconvexo são características marcantes. Nos chifres de cor escura, são permitidas grandes variações, desde que sejam curtos, achatados e de secção oval, acompanhando o perfil da cabeça e nunca voltados para frente.

Nos machos, o cupim é desenvolvido em forma de castanha de caju e nas fêmeas, ele é menor e mais delicado. Desde 1969, permite-se o caráter mocho no Nelore, sendo uma excelente opção para criadores que desejam animais sem chifres. Nesta raça é permitida a presença de calo ou batoque.

Vantagens

As fêmeas destacam-se pela sua alta fertilidade e excelente capacidade de parição. O bezerro é muito ativo, desde o momento do nascimento, rapidamente se levanta e procura mamar. Os touros apresentam o umbigo e a bainha adequados para a produção extensiva, sendo a alta libido uma característica marcante nesta raça.

Os animais da raça Nelore apresentam alta precocidade, tanto sexual como de acabamento de carcaça, apresentam boa conversão alimentar e grande rusticidade, adaptando-se às mais diversas regiões. São comuns ganhos superiores a 1.000 gramas/dia. Aos 36 meses, as fêmeas podem atingir os 570 kg e os machos mais de 790 kg.