Brahman

Marcante pela docilidade, precocidade e fertilidade.

Origem

A raça Brahman teve sua origem nos Estados Unidos, sendo uma raça pura que provêm do cruzamento de outras quatro raças: Nelore, Gir, Guzerá e Krishna Valley. A primeira importação para o Brasil ocorreu em 1994, vindo de animais dos Estados Unidos, Colômbia, Paraguai e Argentina.

Características

Do ponto de vista racial, os animais da raça Brahman caracterizam-se por apresentar pelagem branca, cinza ou vermelha uniforme. Nas fêmeas, a pelagem é um pouco mais clara e os machos são geralmente mais escuros nas extremidades (pele preta).

A cabeça apresenta perfil reto ou subconvexo, orelhas médias e relativamente largas com ligeira reentrância na extremidade do bordo inferior. Os chifres são escuros e simétricos, sendo permitida a descorna e o mocho natural, e consequentemente um pequeno nimburi.

Vantagens

A raça é muito bem adaptada às condições brasileiras e resistentes às enfermidades, além de serem extremamente precoces, apresentando um ótimo ganho de peso. As fêmeas apresentam ótima habilidade maternal e temperamento dócil, facilitando muito o manejo.

Os bezerros são vigorosos e já nascem pesados. Os machos são precoces: apresentam uma carcaça de excelente qualidade, com bom rendimento, músculos desenvolvidos e bem conformados.

Aos 36 meses, as fêmeas podem atingir até 570 Kg e os machos podem atingir mais de 790 Kg. Animais da raça Brahman acima de 1 tonelada, também são encontrados com relativa facilidade.