Limousin

Produtividade a baixo custo.

Origem

Limousin teve origem no Oeste, entre o Centro e o Sudoeste da França, uma região bastante chuvosa com condições climáticas adversas e solo de granito pobre. Consequentemente, o cultivo de lavouras foi muito difícil, na melhor das hipóteses, e a ênfase foi colocada na agricultura animal.

Como resultado de seu ambiente, o gado Limousin evoluiu para uma raça de robustez incomum, saúde e adaptabilidade. Essa falta de recursos naturais também permitiu à região permanecer relativamente isolada e os agricultores livres para desenvolver seu gado com pouca interferência genética externa.

Durante os primeiros tempos, de domínio dos animais, o Limousin ganhou uma reputação merecida como animais de trabalho, além de suas qualidades de carne bovina. René Lafarge relatou em 1698, “Os bois de Limousin eram universalmente reconhecidos como gado de corte”. No final de sua vida profissional, esses animais foram engordados para abate.

Desde os primeiros dias, a raça evoluiu de um animal de trabalho para um animal altamente especializado em produção de carne.

Características

O bovino da raça Limousin é grande, fino e possui uma estrutura óssea forte. As fêmeas adultas devem ter em média 650 Kg e os machos 1.000 Kg. A cabeça é pequena e curta com uma testa larga e o pescoço é curto com um focinho largo. Possui cor dourada, com círculos mais claros ao redor dos olhos e focinho, sombreado com uma cor mais clara nas pernas. A pele está livre de pigmentação. A cabeça é pequena e curta, com uma fronte larga, e o pescoço, curto. Os chifres são amarelos na base e escurecem em direção às pontas; eles são a princípio horizontais, depois se curvam para frente e para cima.

O Limousin possui genética negra, que gera uma variação de cor. Os bezerros podem ser castanho claro ou marrom, passando por diferentes idades até um preto forte em uma idade totalmente adulta. Animais adultos pretos geralmente podem exibir casacos pretos totalmente tingidos de pelos castanhos.

Menor que o Charolês e mais precoce, o Limousin é intermediário em tamanho e maturidade entre raças britânicas e a maioria das outras raças europeias. As características da raça são a resistência, a reprodução regular, o parto fácil, habilidade materna, o crescimento rápido e a produção de carcaças de alto rendimento com pouca gordura.

Vantagens

Uma raça precoce, o Limousin produz naturalmente carcaças jovens, sem marmoreio, mas terminadas. Construiu uma reputação de ser a raça Carcaça. Produz carne bovina com baixa proporção de ossos e gorduras, uma porcentagem máxima de abate e um alto rendimento de carne vendável (73,3%).

A raça Limousin garante excelente produtividade a baixo custo. Os touros são extremamente férteis e sua boa conformação é passada para toda a progênie, as matrizes com sua estrutura mais leve garantem facilidade de parto.

As fêmeas de raça pura Limousin são ótimas com a habilidade materna e fornecem uma opção comercial viável para produtores com uma política de rebanho fechada. Elas demonstram alta fertilidade, habilidade materna, altas taxas de concepção e facilidade de parto. O uso da raça garante bezerros vigorosos estampados com a qualidade Limousin e a reposição na propriedade proporciona total rastreabilidade desde o nascimento até o abate.