Girolando

A raça girolando é responsável por 80% da produção de leite no Brasil.

Origem

Girolando é o resultado do cruzamento das raças Gir e Holstein. É uma raça bastante reconhecida pela ruscitidade herdada do Gir e pela produção leiteira proveniente do Holstein. É responsável por 80% da produção de leite no Brasil, sendo este o principal fator de escolha desta raça para a exportação.

Características

A Eficiência Reprodutiva do Girolando é seu ponto forte (Período de Serviço curto, intervalo entre partos ideal e maior número de partos por vaca), pois sabemos que a fertilidade é melhor quando o animal está em seu clima ideal.

Longevidade, fecundidade e precocidade estão bem evidentes no Girolando, virtudes herdadas do Gir e Holstein, resultando em uma ótima produção vitalícia e uma prole numerosa que se inicia normalmente aos 30 meses de idade (idade 1ª cria). O pico de produção leiteira chega até os 10 (dez) anos e produz satisfatoriamente até aos 15 (quinze) anos de idade.

Adapta-se muito bem a qualquer tipo de manejo, mesclando a criação sob pastejo com a estabulação, tendo excelente desempenho com a Ordenha Mecânica e sem a presença do bezerro ao pé. Além do bezerro Girolando nascer com excelente peso (35 Kg/ média), possui uma ótima velocidade de crescimento, atribuídos à capacidade de criar da mãe e ao vigor das crias (Herança Genética).

Vantagens

A rusticidade é uma qualidade muito importante, sendo que no mundo tropical esta é uma característica essencial para a sobrevivência. As fêmeas Girolando são altamente produtivas, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos – tamanho e sustentação das tetas, condições excelentes para lactação, pigmentação, capacidade termo reguladora, eficiência reprodutiva, etc.

Os machos possuem alta adaptabilidade – capacidade de aproveitamento de pastos pobres, resistência às enfermidades e parasitas, animais dóceis, ganho de peso excelente etc – e conseguem desempenho comparável com qualquer outro tipo de cruzamento genético específico para a produção de carne, isso em condições similares de criação.