Braford

Boa musculatura e carne de alta qualidade.

Origem

O Braford foi criado para fornecer um produto consistente e eficiente para a produção de carne bovina. A raça foi feita por um cruzamento entre um touro Hereford e uma vaca Brahman. Eles carregam as características de ambas as raças. Isso foi feito pela primeira vez pela criação de Partin e Hudgins, Alto Adams Jr., na Flórida, em 1947. Foram necessárias algumas tentativas para obter a genética correta, pois os primeiros touros sofriam com problemas de cascos e esclerótica e não estavam acostumados ao clima da Flórida.

Eles começaram a experimentar vários tipos de touros Brahman-Hereford. Eventualmente, ele identificou touros Braford que estavam produzindo bezerros que atendiam às suas necessidades, e ele usou esses touros e seus descendentes para formar o que é reconhecido como o rebanho de fundação da raça Braford, nos Estados Unidos. Baseando a seleção de touros em pesos de desmame e de um ano, permitindo que a seleção natural elimine problemas de parto, a Adams Ranch Brafords melhorou ao longo dos anos, a tal ponto, que a Adams Ranch começou a pensar no desenvolvimento e reconhecimento da raça.

Há também uma linha de sangue separada na Austrália. A raça australiana Braford foi desenvolvida em Queensland, no período entre 1946 e 1952. Agora é uma raça estabilizada com aproximadamente 50% de fundo genético Hereford e 50% de Brahman.

A raça Braford no Brasil é resultado de intenso trabalho de criadores, pesquisadores, técnicos e de diretores desta Associação. Em 1993, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a reconheceu como raça em formação. Dez anos depois obteve seu reconhecimento oficial publicado na Portaria n° 587 de 5 de junho de 2003. Porém, sua formação nos campos sul-brasileiros iniciou pelo menos 30 anos antes da oficialização.

Características

O Braford é vermelho como um Hereford, com barriga, cabeça e pés brancos. É mais robusto que um Hereford,
devido à genética do Brahman. A raça Braford é usada, principalmente, para corte, mas às vezes usada para rodeio, nos Estados Unidos.

Brafords são conhecidos por sua alta habilidade materna. A precocidade sexual, a fertilidade, a facilidade de parto,
a produção ideal de leite, a aptidão materna e a longevidade produtiva, deram ao Braford essa reputação distinta.
O gado é aproximadamente 3/8 da Brahman e 5/8 da Hereford.

Os Brafords também têm resistência ao calor e a insetos por causa de uma substância química no sangue, por natureza. Eles têm um desempenho melhor em climas quentes.

Vantagens

Brafords sempre foram reconhecidos por sua superior habilidade materna. Puberdade precoce, fertilidade, facilidade de parto, produção ideal de leite, aptidão materna e longevidade produtiva são atributos que deram às fêmeas de Braford essa reputação distinta. O uso de touros Braford em vacas de raça pura ou mestiças adaptadas, permite que os pecuaristas produzam excelentes fêmeas substitutas com a borda materna
de Braford.

Os touros de Braford não são touros terminais. Os criadores de Braford tiveram o cuidado de aumentar a taxa de crescimento em seus bovinos, evitando grandes aumentos associados no tamanho adulto, que podem reduzir a capacidade dos touros e fêmeas de Braford de funcionar nas condições diárias. Ao evitar a síndrome do “maior é melhor” que atormenta o negócio de gado de raça pura há anos, os criadores de Braford também evitam problemas associados a partos difíceis e novilhos de mercado, que são grandes demais para atender às necessidades da indústria quando terminados.