Angus

Vida longa e alto índice da capacidade materna.

Origem

Hugh Watson tornou-se inquilino da Keillor, em Angus, em 1808. Ele acumulou um grande volume de cabeças e produziu gado de excelentes características e qualidade. Hugh Watson poderia ser considerado o fundador da raça e foi fundamental na seleção dos melhores animais pretos e mochos para seu rebanho. Seu touro favorito era Old Jock, nascido em 1842 e filho de Jock Grey-Breasted. Old Jock recebeu o número “1” no Scotch Herd Book quando foi fundado. Outro dos animais notáveis de Watson era uma vaca: a Old Granny, nascida em 1824 e que dizia ter 35 anos e produzir 29 bezerros. Uma grande maioria do gado Angus, hoje, pode rastrear seus pedigrees até esses dois animais.

Quando George Grant transportou quatro touros Angus da Escócia para o meio da pradaria do Kansas em 1873, eles fizeram parte do sonho do escocês de fundar uma colônia de britânicos ricos e criadores de gado. Grant morreu cinco anos depois, e muitos dos colonos em sua colônia em Victoria, Kansas, mais tarde retornaram à sua terra natal. No entanto, esses quatro touros Angus, provavelmente do rebanho de George Brown, de Westertown, Fochabers, Escócia, causaram uma impressão duradoura na indústria pecuária dos EUA.

Características

O gado Aberdeen Angus é mocho e pode ser preto ou vermelho, embora o preto seja a cor dominante, o branco pode ocasionalmente aparecer no úbere.

São resistentes a intempéries, pouco exigentes, adaptáveis, de boa índole, amadurecem muito cedo e têm um alto rendimento de carcaça com carne bem marmorizada. A raça Angus é conhecida como uma raça de corte. Eles são amplamente utilizados no cruzamento para melhorar a qualidade da carcaça e habilidade materna. Eles também são usados como “mochadores” genéticos, pois o gene é transmitido como uma característica dominante.

Vantagens

Precocidade sexual, fertilidade e stayability (permanência no rebanho). A vaca Angus faz bem o seu trabalho, seja no primeiro ou décimo quarto bezerro.

Mocho natural – não é necessário descornar o gado Angus. Não há ocorrência de câncer de olhos ou úbere queimados, pois a pele e úbere escuros do gado Angus, tornam raros os problemas nessas regiões. Adaptável à todas as condições climáticas, os animais da raça Angus prosperam em todas as condições com um mínimo de manutenção.